02 julho 2010

O MELHOR VINHO




Em João capítulo 2 temos uma passagem muito conhecida do Evangelho em que o Senhor JESUS transforma água em vinho;

Nesta passagem queremos chamar a atenção primeiramente p/ as palavras deixadas pela verdadeira Maria, mãe do JESUS homem, no verso 5: Fazei tudo o que ELE vos disser!.

Nestas palavras está a verdade sobre Maria, pois ela nunca pediu p/ ser exaltada, nem adorada, nem colocada numa posição de divindade diante dos homens, mas pediu àqueles homens que dessem a total atenção ao único que pode fazer algo por nós, porque era antes dela, o qual estava com DEUS no princípio de todas as coisas.

No verso 10, lemos: Todos põe por primeiro o bom vinho, e quando já beberam fartamente, servem o inferior, mas tu guardaste até agora o bom vinho”.

Aquela festa de casamento pode ser comparada c/ nossas vidas no mundo e o vinho que trazia alegria p/ os convidados podem ser as coisas pelas quais vivemos, como bens, carreiras, fama, sexo, aparência, religião, etc.

Há uma hora, porém, em que esse vinho oferecido pelo mundo acaba e lá se vai a alegria, acaba-se a festa e vem a desilusão.

Podemos, entretanto, passar muito tempo de nossas vidas sem perceber que, na verdade, o vinho já se acabou, continuando a fazer as mesmas coisas e enfrentando suas conseqüências apenas por costume e comodismo. Já não há nada novo, apenas algo infinitamente repetitivo, um filme o qual já vimos várias vezes e um sentimento de “ressaca” de um vinho barato e ultrapassado.

Mas se déssemos ouvido ao que Maria diz sobre seu filho e SENHOR, saberíamos que ELE guardou p/ nós, quando nos fartarmos do vinho velho, o “bom vinho”, o “vinho melhor”, o “vinho novo”, e que só apreciávamos aquele vinho velho porque não conhecíamos o que é produzido nas vinhas da Eternidade. Se os melhores vinhos são aqueles que passam por um longo processo de amadurecimento, quanto mais esse, produzido antes dos tempos dos séculos?

“Ele é antes de todas as coisas e todas as coisas subsistem por meio dele”- Colossenses 1,17

Qual vinho produzido pelo homem foi feito em tal safra? Mas era o pecado em nós que não nos deixava provar o sabor de algo eterno, pois todos pecaram e foram afastados da presença gloriosa de DEUS”.Hoje, porém, esse caminho foi reaberto p/ todos.

Mas um detalhe não pode passar desapercebido: antes de prova-lo, é necessário que o vinho velho se esgote totalmente: o vinho da ira, da promiscuidade, do ressentimento, da hipocrisia religiosa, etc. É necessário uma decisão que trará “o bom vinho” às nossas mesas.

É necessário que examinemos as nossas talhas, ou nossos odres, a taça de nossas vidas...Está cheia ou vazia?Cheia de quê? Vazia de quê? Meio-cheia ou metade vazia? Como achamos que DEUS nos vê ou avalia nossa situação?

Mil anos antes de JESUS, o salmista Davi declarou que andar com o SENHOR lhe garantia uma taça cheia: "Unges a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda" - Salmo 23

JESUS disse: “Não se deita vinho novo em odres velhos...mas deita-se vinho novo em odres novos ...”- Mateus 9,17

Mais uma vez queremos falar como Maria: Faça tudo o que Ele te disser!  Se você tem sentido que a alegria da festa acabou e que tem vivido uma ressaca, é hora do NOVO em sua vida. 

Entenda, não estamos falando de religião, de rituais ou de barganha com DEUS para obter um favor pois tudo isso é parte do vinho velho. Estamos falando em ter Cristo como o centro da sua vida e adoração a DEUS como estilo de viver, um estilo alegre , vibrante e livre do pecado, ou seja, da culpa de não sermos aquilo para o qual nascemos para ser, seja o que for que tenhamos praticado. Cristo veio para dar entendimento aos homens de que tudo aquilo que DEUS planejou para nossa espécie está ao alcance de UMA ESCOLHA, uma escolha que vale pela Eternidade, e a Eternidade está em atender às Suas Palavras e seguir os seus passos rumo a uma vida mais plena e cheia de propósito.

As palavras de JESUS e o conhecimento do propósito maior de DEUS para cada um de nós é um legado que não é exclusividade desse ou daquele grupo, mas uma mensagem UNIVERSAL  para todos os que tem fome e sede por Vida, Luz e Sabedoria . Um chamado para aqueles que se sentiam longe. Elas são acessíveis ao homem contrito em sua condição de humilhado e indigno pecador e, por isso, foi melhor atendida pelos pobres excluídos, publicanos e prostitutas do que pelos doutores da Lei de todos os tempos. 

De modo estranho, porém, essa mensagem perde o valor nas mãos daqueles que querem sistematiza-la e monopoliza-la como detentores únicos da chave que a abre para as pessoas. Quando fazemos isso, encarcerando-a em "caixas", ela escorre pelas mãos como líquido, pois não pode ser contida pelos homens, somente sorvida pelos sedentos. 

A Mensagem é para quem está no deserto da vida, seja budista, hindu, muçulmano, judeu, espirita, ou mesmo "cristão". Ele não nos mandou fazer "prosélitos", seguidores de doutrinas como os fariseus faziam, mas discípulos para a Vida, e a Vida se aprende no Caminho a cada dia, passo a passo, colocando-a em perspectiva com a nossa vida. É por isso que o descrédito dos doutores da Lei só vai aumentar diante de todos os homens, mas O CAMINHO continua sendo O CAMINHO e o único lugar onde  se pode encontrar O VINHO NOVO.

0 comentários:

Postar um comentário

Leu, gostou, odiou, quer malhar? Deixe sua opinião, ora bolas!!!Tá com medo, por que entrou na Trincheira? Não fique em cima do muro!!!!

Leia também